Conceitos fundamentais, representativos e contextualizados

Quanto aos conteúdos (conceitos, procedimentos, atitudes e valores) é importante ressaltar que a percepção que já se possui sobre algo está baseada no conhecimento já adquirido pelas experiências anteriores, seja na própria família (esta “repassa” conhecimento às pessoas que dela fazem parte), com amigos, pelos meios de comunicação (rádio, TV e Internet), ou em sala de aula. A percepção das informações recebidas do ambiente em condições diversas, como ao ficar em silêncio e de olhos fechados, ou ao usar o tato, é possível em função de conhecimentos, de experiências vivenciadas ao longo do processo evolutivo. 

Tudo isso auxilia as pessoas a interagirem no e com o ambiente, a buscar mais conforto, enfim, a lutar pela sua sobrevivência. A própria existência humana, assumida a condição de consumidores, levou à exploração do ambiente para garantir os alimentos, modificando-o, afetando-o. Diante da concepção fragmentada, no entanto, exageros têm sido cometidos, prejudicando o próprio ambiente.

Como não se deseja que as pessoas continuem a pensar e agir de forma tão fragmentada, atendo-se a um aspecto do ambiente e ignorando outros que a ele, muitas vezes implicitamente, estão relacionados - e, portanto, são afetados também -, esforços estão sendo feitos para difundir uma forma de ensino e aprendizagem que possa dar conta de concepções mais plenas para compreender as complexidades das situações.

Para tanto, a partir de cada situação, é preciso escolher um conjunto de conceitos representativos, com a participação de professores das áreas de conhecimento que são, também, representativas em cada caso.

Primeiras palavras e significações
Com base nas atividades anteriores, e levando em conta o aspecto da interação com o ambiente, considera-se importante expressar as primeiras palavras e iniciar a conceituação. Caixa de texto: - O que chega:  • luz, som e “calor” >  Energia                             • odores e sabores   > Substância    - Como chega: • Ondas  > Mecânicas                                          > Eletromagnéticas                           • Matéria > Partículas moleculares, substâncias,                                                 volatilidade, solubilidade;                            • Contato > Pressão, calor.    - Onde chega (para ser processado):                   • Receptores específicos de cada órgão dos sentidos                  • Sistema nervoso

 

Energia: formas e transformações

Salientou-se, anteriormente, que a interação do ser humano com o ambiente ocorre mediante absorção, dissipação e trocas de energia. Para entender esse conceito, por sua complexidade, considera-se importante a compreensão de suas várias formas e do princípio de conservação.

Atividade: formas de energia
a) Listar as formas de energia que você conhece.

b) Tendo como base a listagem feita, expressar seu entendimento inicial sobre o princípio de conservação de energia.

Na interação do ser humano com o ambiente, as transformações de uma forma de energia em outra acontecem em cada um dos cinco órgãos dos sentidos, isto é, as transformações de energia ocorrem na interação com a matéria. Por exemplo, é na interação com os cones e bastonetes que a energia luminosa se manifesta, se transforma em energia elétrica (que, ante as muitas variações na intensidade, em geral é denominada de impulsos elétricos).
A energia na forma de impulsos elétricos é condição necessária para que o cérebro possa reconhecer e processar as informações recebidas do ambiente e transformadas em cada um dos cinco sentidos.

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